quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DA VINHA

A história da vinha
 
João 15:1-8
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”
O texto registra um dos últimos contatos de Jesus com seus discípulos, uma das últimas mensagens de Jesus.
Jesus sabia que seu ministério na Terra estava terminando, chegando ao fim; aqui temos um momento único de Jesus com os seus.
Os discípulos estavam se sentindo confusos, cheios de dúvidas, pois acreditavam na libertação terrena e Naquele que veio para libertá-los. Por um momento acharam que não era nada daquilo prometido.
Jesus se levanta, pega uma toalha e começa a lavar os pés dos discípulos, ensinando servidão e humildade, depois ensina sobre o Consolador que viria.
Jesus vai com eles ao Getsêmani, pára entre as vinhas e faz um mini-culto ali, pega na mão um ramo de uma videira e explica.
Aqueles discípulos tinham algo em comum com os cristãos de hoje, Jesus começa a ensinar não só a eles, mas a nós também. Fala ali a um grupo que se sente traído por Deus, homens que estão aparentemente esmagados, que chegaram até ali, e estão com várias dúvidas. Qual a resposta? Como chegamos até aqui? O que será de nosso futuro?
Esta resposta começava a vir com aquilo que Jesus tinha na mão: um ramo de videira.
Ele começa a mensagem dizendo que Ele é a vinha.
Uma vinha é mantida com mais ou menos 80 cm do chão, os agricultores que cuidam, são eles que a ajudam a produzir os frutos.
Nós somos os ramos, e deles vêm os frutos, dos ramos vem tudo que o agricultor espera, ele tem que produzir o máximo de frutos possíveis.
Agora nós precisamos frutificar, se eu digo que sou discípulo e não estou frutificando há algo errado.
A minha missão é glorificar a Deus nas minhas atitudes, em almas trazidas ao pé da cruz, aos frutos do Espírito.
João 15:16
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
Você foi designado para dar frutos. Nem todos estão no mesmo nível. Há aqueles que não estão dando frutos nenhum, há aqueles que estão dando poucos frutos, há aqueles que estão dando muitos frutos.
A abundância de Deus representa os frutos em abundância; por que alguns de nós não vemos frutos?
Como eu saio de uma condição de nenhum fruto para a condição de muitos frutos?
Muita gente tem se aterrorizado com esta palavra, pois acham que aquele que não der fruto será cortado e jogado no fogo, porém a tradução no grego para “cortar” é erguer ou levantar.
A nossa tendência assim como a dos ramos é crescer para o chão, para baixo, ficando, então, sufocado pela lama, não conseguindo dar frutos.
Não há maneira de se levantar sem que o agricultor a erga, a levante; ele não tem planos de jogá-la fora. Esta é a causa de todos nós estarmos de pé, assim no futuro estaremos frutificando.
O pecado é como a lama que impede que a luz penetre e não o deixe frutificar, porém o agricultor terá que entrar em ação para não te perder. Deus vai usar de disciplina para com o ramo.
Deuteronômio 8:5
“Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.”
A disciplina de Deus começa em razão de um pecado que se torna hábito; a disciplina vem em último caso; quando há uma atitude que não está sendo confrontada; a disciplina é dura, trás desânimo.
Hebreus 12:5
“E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;”
Ela vem para os filhos, para aqueles que Ele ama. Deus não se alegra em disciplinar alguém, mas é para o nosso bem, assim como um pai faz para o seu filho, enxergando um futuro.
Mas tem alguém, o inimigo de nossa alma, que quer dizer que Seu Pai está te castigando, introduzindo pensamentos errados sobre Deus em sua cabeça.
Mas Deus está dizendo: Se arrependa, me abraça e volta para o seu lugar.
O pecado pode, muitas vezes, estar presente em nossa vida sem que seja identificado. Pessoas que têm dificuldades de liberar perdão, pessoas que vivem contaminadas, perversões, pecados sexuais, ódios, corações cheios de vingança, entre outros; amam a Deus, mas quando parece que algo vai melhorar, nada acontece, nunca chegam às bênçãos. São pessoas que conhecem suas falhas e conhecem seus problemas, mas estão tão acostumadas com eles que acham que não é problema, e acabam sofrendo e apanhando sem perceberem que são esses problemas que não as deixam chegar à vitória.
Deus olha para esses ramos e diz que você está morrendo.
Por outro lado existem aquelas pessoas, aqueles ramos que dão alguns frutos, mas para que você produza mais frutos, corre o risco de não entender os propósitos de Deus, por que certas coisas acontecem em sua vida, mas é necessário Ele te podar.
O agricultor tem que escolher entre uma folhagem bonita e uma que dê frutos de verdade, muitos galhos a cada ano precisam ser cortados. Se você é alguém que está falando para Deus te dar mais frutos, você tem que ser podado, porém esta poda dói... crescer dói, mas não há outro caminho.
Deus corta coisas da nossa vida que estão dando mais trabalho para do que a obra que Ele tem para nós; temos dado mais tempo para coisas que não são propósitos de Deus, Ele tem que podar.
A poda tem também haver com o pecado, com o “eu”, se retém aquilo que é de Deus para você, se seus testemunhos já não são para Ele, você perdeu a essência, está buscando reconhecimento para si próprio. Temos que saber que não somos nada, toda glória é para Ele, Ele não vai dividir a glória Dele com você.
Se você não entender a diferença entre disciplina e poda, seu relacionamento com Deus está abalado. Você começa a olhar para Deus como um Pai injusto, porém Ele está te podando para passar por este processo, e dar mais frutos no futuro.
A capacidade da vinha crescer aumenta a cada ano, os discípulos sabiam disso, as podas ficariam mais freqüentes, e sem esta intensidade ela começa a enfraquecer, se a poda é constante o resultado é o máximo. A vida daqueles 11 discípulos que permaneceram causou na Terra uma transformação na humanidade; eles viam em cada poda a oportunidade de crescimento, eles sabiam que precisavam daquilo.
Deus quer abrir espaço em sua vida para te dar mais autoridade, bem mais do que você sonhou ou imaginou.
Há um nível que as provas já não são mais nada, elas são proporcionais para um nível mais além.
Conforme as podas vão se tornando mais fortes, as provas acompanham proporcionalmente os resultados.
Você tem que entregar algo de grande valor e tem o direito de dizer não, a dor vem agora, mas o fruto vem depois. Deus está te levando para um lugar de fartura, nenhuma poda dura para sempre, Deus não faz nada sem propósito. poda reorganiza as prioridades do coração, Deus é Deus e quer estar em primeiro lugar em tua vida. Temos que mostrar que Ele continua em primeiro lugar; Deus te pede isso; quer espaço em seu coração.
Tem hora que Ele te pede até os bens que você se apega, tudo é direito de propriedade Dele, tudo o que acontecer está em Suas mãos.
Deus não quer tirar algo de você, mas quer se tornar o Senhor da tua vida, de todos os teus desejos.
Paulo virou mestre em podas.
Filipenses 3:5-8
“Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,”
Esta poda pode doer mais ou menos, vai depender de você, ela virá, se você der frutos, a poda virá, mas vai depender de como você vai reagir. Isso faz toda diferença.
Você pode murmurar, blasfemar, mas o melhor é glorificar, pois Seu Redentor vive, então, se alegre.
Mantenha os olhos nas uvas e não nas podas ou na dor.
Se sua vida está produzindo bons frutos, então, permaneça neles.
Deus Abençoe, 
                                            
                                        mARCIO LISBOA, CONHECIDO COMO LORD METANOIA. 



QUANDO VEM A DERROTA

Quando vem a derrota
 
Uma das maiores dificuldades no universo cristão, para muitos, é entender a derrota, devido ao fato de servirmos um Deus de vitória.
Como sendo o meu Deus de vitória, vou entender a derrota?
Se Deus está comigo e Ele é vencedor, portanto, eu não deveria perder.
Eu confiei, então, era para eu estar frutificando.
E quantas pessoas abandonaram a fé por não saber administrar as derrotas.
Vidas que se lembram da derrota, mas se esquecem de lembrar as vitórias que tiveram com Jesus, e nessa hora os milagres e as experiências com Deus não fazem mais sentido.
Tem gente que está com raiva de Deus, da Igreja, e está se perguntando:
O que recebi em troca? Por que perdi tanto tempo da minha vida? Por que acreditei tanto?

Josué 6.27
“Assim, era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.”


Muitos sabem que Josué foi levantado para ser sucessor de Moisés.
Ele recebe a missão de conduzir o povo à batalha para tomar a Terra Prometida.
Josué ao conquistar a cidade de Jericó experimenta algo maravilhoso com Deus. Porém, depois desta grande conquista, ele é derrotado pela cidade de Ai, que aos olhos humanos nem se comparava a Jericó.

Josué 7.1-5
“Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.
Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, ao oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram Ai. E voltaram a Josué e lhe disseram: Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, a ferir Ai; não fatigueis ali todo o povo, porque são poucos os inimigos. Assim, subiram lá do povo uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.”


Como é que um homem chamado para vencer, depois de uma grande vitória sobre Jericó, perde para uma cidade bem menor e que não sofria resistência alguma?
Após essa derrota Josué teve que se reerguer e continuar vencendo, ele não podia parar.
Motivos e erros que Josué cometeu:
PREPOTÊNCIA ESPIRITUAL
É algo que acreditamos quando escutamos a voz de Deus.
Isto acontece quando acreditamos com base na palavra REMA, mas não examinamos o tempo LOGUS.
REMA = é quando Deus permite que você tenha acesso aos pensamentos Dele para o que se tem que fazer diante de uma situação, é algo específico.
Quando lemos o Novo Testamento, encontramos o momento em que Pedro andou sobre as águas.
Pedro só andou sobre as águas devido ao fato de ter escutado do próprio Jesus - Mateus 14:29 “E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.”Muitas pessoas vivem atrás desse conhecimento, gente que acaba tendo uma ação doentia para receber uma palavra profética, mas não tem nenhuma experiência com a palavra LOGUS, isto é, a palavra escrita.
Se a palavra REMA não estiver alinhada a LOGUS, as coisas não acontecem.
Josué negligenciou a santidade de Deus, e se encheu de uma autoconfiança equivocada.
Se Deus está comigo, não tem como dar errado. Porém, havia pecado, o povo estava em desacordo com a Palavra de Deus, o povo não estava em obediência.
A pessoa mente, rouba e manipula, e quer que a Palavra de Deus seja cumprida.

Josué 7.6-9
“Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça. Disse Josué: Ah! Senhor Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão. Ah! Senhor, que direi? Pois Israel virou as costas diante dos seus inimigos! Ouvindo isto os cananeus e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e, então, que farás ao teu grande nome?”


Josué se entregou completamente arrasado, foi ao pó, e o povo não tinha mais força, e simplesmente ficaram paralisados.
Muitos cristãos estão assim hoje, quando vêem a derrota não conseguem ver isso como aprendizado.
As derrotas inevitavelmente virão, mas se não assimilar o golpe, se você não voltar para a luta, você acaba na lona.
Todos nós corremos o risco de vivermos uma crise de fé. São pessoas que começam a se perguntar o que Deus está fazendo e acabam se lembrando de Ai, isto é, da derrota do passado, e não valorizam a voz de Deus. E isto impede o que Deus quer fazer nesta vida.
Então, o que preciso fazer?
PRECISO MATAR OS FANTASMAS, ISTO É, ENFRENTAR TODAS AS DERROTAS ANTERIORES.
Busque o tempo necessário, para que a voz de Deus te alcance.
Jeremias 29:13
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”
Não adianta choramingar... O que saiu errado Senhor, onde está o meu erro? Onde está a minha falha?
Você tem que pedir ajuda para o Senhor. Talvez você não consiga mudar o passado, mas vai conseguir salvar o futuro.
Se você teve uma experiência em Ai, uma derrota sem explicação, ela vai querer te imobilizar, porém você tem que vencer esta paralisação e ir em frente. É nessa hora que você precisa proteger a honra de Deus.

Josué 7.9
“Ouvindo isto os cananeus e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e, então, que farás ao teu grande nome?”


Neste versículo vemos que Josué se preocupa com a honra de Deus. Por isso, devemos nos preocupar com a honra de Deus.
Se pessoas que você evangelizou percebem que você abandonou a Deus, o nome de Dele fica desmoralizado, e, provavelmente, esta pessoa não vai querer saber de Deus também.
Josué pergunta: O que farás em favor do teu grande nome?
Convença o Senhor a proteger a honra Dele.

Josué 7.10-11
“Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.”


Deus revela a razão pela qual o povo foi derrotado. O povo estava em pecado, e a conseqüência é a derrota.
Talvez as coisas não estejam acontecendo em sua vida por que há pecados ocultos. Enquanto houver pecado oculto não haverá vitória diante de Deus.

Josué 7.12-13
“Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada. Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.”


Se Josué e o povo de Israel não tivessem se arrependido, não se iria mais escutar sobre povo de Israel na Terra.
O capítulo 8 de Josué fala de vitória. Israel poderia ser aniquilado, mas não foi.
Você tem que lidar com Ai e saber o motivo. Tem que ir além desta humilhação de Ai, tem que vencê-la e tomar posse do que Deus tem para você nesta terra.
Deus Abençoe,                


                                                    mARCIO LISBOA, CONHECIDO COMO METANOIA.

A VINHA, O RAMO E OS FRUTOS

A vinha, o ramo e os frutos
(A história da vinha II)
 
Isaias 65:21-25
“E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.
Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus descendentes estarão com eles.
E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.”
 
Esse texto fala profeticamente para o milênio, ele tipifica toda a plenitude da benção de Deus sobre nossas vidas como benção financeira, benção familiar, benção espiritual. Tipifica um cesto cheio de uvas, um tempo de colheita para nossas vidas.
 
João 15:1-8
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”
 
Nessa passagem Jesus fala a um time que representaria o Seu reino, um grupo de pessoas que teriam que dar muitos frutos, que iriam alcançar muitas almas, cidades, igrejas.
Jesus mostra um período onde o cesto esta vazio. Ele usa o termo cortar que aqui representa levantar, erguer.
Ele nos mostra que a poda traz mais fruto. Jesus fala de muito fruto.
O Senhor merece um cesto cheio de frutos.
 
Mas para dar muitos frutos eu preciso permanecer.
 
Versículo 4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
 
A permanência é o caminho pelo qual o cristão pode frutificar de forma plena.
E os que se afastam do Senhor, se afastam também da Sua presença.
Precisamos ter uma dependência exclusiva em Jesus para frutificar em abundância.
Se você quer dar muito fruto, se você quer vida em abundância, vai ter que aprender sobre permanência.
Os discípulos até então entendiam que frutos eram boas obras, mas Jesus nos mostra que precisamos permanecer, pois isso gera frutos.
 
Permanecer significa tudo, é um segredo espiritual, pois simboliza a permanência em Deus. Assim temos condição de produzir algo que agrada o coração do Pai.
 
Essa conexão com a videira (Jesus) deve permitir que a seiva dela flua em nós.
 
Ramo fino = pouca seiva
Ramo grosso = mais quantidade de seiva
Ramo maior e mais grosso = chance de receber mais, existe um fluir maior de seiva.
 
Quem permanece na videira tem um grande potencial de colheita. Nisso reside o segredo espiritual dos apóstolos.
No livro de Atos podemos ver que os discípulos viviam 24 horas no sobrenatural de Deus. Eles entenderam que o resultado do ministério dependia da permanência deles em Cristo.
Não era no muito fazer, mas no estar com Deus. Vida, unção e poder - precisamos receber isso para frutificar.
Muitas pessoas tinham tudo para entrar nessa fase, mas começaram a reclamar, a murmurar. Algo difícil de entender, mas resultado de muito trabalho sem experiência com Deus.
 
No inicio da vida cristã tudo é muito novo, o seu relacionamento com Deus é maravilhoso. As experiências com o Senhor crescem a cada dia, e com o passar do tempo quando os frutos são dignos de admiração, muitos deixam de ter relacionamento com Deus. Uma vida de ativismo, onde o relacionamento com Ele não existe.
 
Relacionamento com Deus: 0%
Ativismo: 100%
 
Muitos descem à ladeira e usam a unção que receberam no passado. O prazer de estar na presença de Deus desaparece.
Não existe um fluir, e isso faz muitos se sentirem completamente afastados de Deus. Entram num estágio onde se afundam no trabalho, pois acreditam que vão recuperar o sentimento de conquista.
Muitos nessa fase deixam o ministério e abandonam tudo. Pessoas que passam a ter o mesmo sentimento que tinham antes de conhecer a Cristo, que produzem frutos, mas se sentem vencidos e frustrados.
Aos olhos humanos prontos para receber o cesto cheio de fruto, mas por dentro querendo desistir de tudo.
Pessoas que chegam a esse ponto e não tem a menor idéia do que fazer. Mas Deus sabe sempre o que fazer por nós, por isso se conecte a videira porque dela vem à vida.
 
Coloque seu relacionamento com Deus em primeiro lugar.
 
E como eu faço para permanecer?
 
PERMANECER = FICAR, LIGAR-SE INTIMAMENTE.
Permanecer em Cristo = conexão espiritual, constante e vital.
 
João 15:4-10
“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.
 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.
 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.
 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.”
 
Nessa passagem Jesus diz a palavra permanecer 10 vezes. Quando algo é muito importante merece ênfase.
Jesus sabia que sem a presença Dele, os discípulos nunca produziriam o impacto eterno. Nada seria feito sem a conexão com a videira.
Tudo o que foi feito eram porque eles estavam conectados na videira.
 
Jesus deu uma ordem aos Seus discípulos, Ele disse: PERMANCEÇAM EM MIM.
Mas para ser levado para um estagio de frutificação, você tem que dar o primeiro passo.
Para chegar à plenitude você tem que se decidir, Deus não fará isso por você.
 
Versículo 6 - Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.
Nesse versículo o Senhor nos mostra que a madeira da videira não serve para nada.
 
Ezequiel 15:3-4
“Tema-se dele madeira para fazer alguma obra? ou toma-se dele alguma estaca, para se lhe pendurar algum traste?
Eis que é lançado no fogo, para servir de pasto; o fogo devora ambas as suas extremidades, e o meio dele fica também queimado; serve para alguma obra?”
 
Quando não frutifica fica inútil.
Se não permanecermos, vamos nos sentir inúteis para o ministério, murchar e perder a utilidade espiritual.
Priorize a amizade com Deus, para chegar onde Ele deseja. Se permanecermos vamos receber o alimento espiritual.
 
Porém, cuidado! Se você não se libertar agora, pode entrar num caminho sem volta.
 
Viver na presença de Deus tem a ver com o quanto você conhece do Deus que escreveu a Bíblia.
Permanecer envolve busca, sede, aguardar, esperar e ouvir. Vivemos em uma sociedade que não tem o habito de meditar, vivemos uma cultura “fast food".
 
E quantas vezes transferimos essa realidade para a obra de Deus.
 
Meditação = contemplação
Nós falhamos em permanecer, em ouvir a Deus.
 
Precisamos ter em nós o desejo de avançar em intimidade com Deus. Temos que desacelerar das coisas do dia a dia e ter tempo com ELE.
Fomos criados para estar insatisfeitos e incompletos sem a presença de Deus, não importa o que estamos fazendo.
 
E, é por isso, que Deus nos leva para momentos sabaticos.
Período Sabatico = deixar tudo para estar com Deus.
 
Davi sabia disso e declarou no Salmo 42:1
“Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!”
 
Porque poucas pessoas conseguem ter esse relacionamento? Muitos não conseguem porque acreditam numa mentira infernal que diz que Deus não gosta de nós, e não se sentem amados por Deus.
 
NÃO! ISSO NÃO É VERDADE. Porque Deus é totalmente confiável, paciente e amoroso.
ELE não chama à nossa memória os pecados que já confessamos.
 
ELE quer estar com você, mais do que você tem desejado estar com ELE.
Deus tem sede de estar em comunhão com Seus Filhos.
 
Versículo 9 - Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.
 
PERMANEÇA, TENHA PRAZER, SE ALEGRE.
 
Vamos seguir os passos para aprender a permanecer:
 
1º passo - Dê a Deus tempo de qualidade, dê as primícias do seu tempo.
 
O tempo de qualidade com Deus permite que você consiga discernir a voz Dele.
 
Tenha tempo de qualidade com Deus.
 
2ª passo - Deguste a Palavra, gaste tempo lendo a Bíblia.
 
Busque uma revelação da palavra de Deus.
 
Colossenses 3:16
“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”
 
3º passo - Quando for orar, converse com Deus.
 
Desenvolva a habilidade de ouvir o Espírito Santo falando.
 
passo - Vença as barreiras, comunhão não é sensação, é relacionamento.
 
5º passo - Obedecer, a desobediência quebra a aliança que você tem com Deus.
 
É impossível permanecer quando estamos em desobediência, porque Deus não vai contra a Sua Palavra.
 
João 15:10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
 
SIGA EM FRENTE E PERMANEÇA PARA QUE NO FUTURO VOCÊ VEJA MUITOS FRUTOS.
 
Deus Abençoe,
                                       mARCIO LISBOA, CONHECIDO COMO "METANOIA".
 
m

COMO A ÁGUIA DESPERTA A SUA NINHADA

Como a águia desperta a sua ninhada
 
 
1 Coríntios 13:11
“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”
 
Paulo está falando do seu crescimento espiritual.
 
Efésios 4:13
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”
 
São dois entre muitos textos que citam a necessidade do crescimento espiritual.
 
A salvação precisa ser desenvolvida.
 
Todo aquele que crê precisa de amadurecimento.
 
Somos desafiados a chamada do crescimento, só que dói.
 
Tem gente que não quer crescer, mas é importante crescer, pois Deus quer que você cresça.
 
Deuteronômio 32:1-12
“Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.
Porque proclamarei o nome do Senhor.
Engrandecei o nosso Deus!
Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.
Procederam corruptamente contra ele, já não são seus filhos, e sim suas manchas; é geração perversa e deformada.
É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de gerações e gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel.
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.
Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.”
 
Este é um texto que registra um cântico de Moisés.
 
Esse cântico começa a narrar a maneira que o seu povo vinha do Egito até aqui.
 
É uma ilustração perfeita para descrever o cuidado de Deus para com eles, mas também é uma fase de transição.
 
Verso 11 (Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Senhor Deus cuida do seu povo.) NTLH
 
Moisés enxerga esta transição como uma águia que prepara os filhotes para voar.
 
Esta era uma linguagem clara para eles, porque era comum ver águias naquela época, porém para nós é necessário estudarmos um pouco sobre as águias.
 
A águia sabe identificar o momento certo em que seus filhotes vão aprender a voar.
 
Ela coloca seus filhotes nas asas, e em um vôo que mais se parece com um inocente passeio, ela começa a bater as asas com mais intensidade e os filhotes são despencados, e eles obrigatoriamente são estimulados a baterem as asas para voar.
 
Geralmente eles não conseguem voar no primeiro susto, e por isso é necessário que a mãe faça isso mais algumas vezes.
 
Este é o momento em que é exigido o crescimento do filhote.
 
O fato é que Deus tinha levado o seu povo como águia para o deserto e após, eles iriam para a terra prometida, mas eles tinham que crescer, e esta fase dói.
 
É quando o fácil vai embora e de repente fica o difícil.
 
Esta é a hora que o cristão começa a duvidar até da sua chamada.
 
Será que era esse o caminho?
 
Este é um tempo de sentimento de abandono, você se sente sozinho.
 
Às vezes, Deus impede ou atrasa os sonhos que ele tem para você, porque você não quer crescer, você fica revoltado com o tratamento dele, e então você começa a ver a sua vida dando voltas.
 
Tem gente que não agüenta e não quer mais aprender a voar. Muita gente fica magoada com Deus e se sente desprezada.
 
O que a entrada para a terra prometida mudaria na rotina dos israelitas?
 
O que significaria esse novo começo?
 
Os israelitas receberiam um susto sobrenatural.
 
Eles não tinham como plantar, pois estavam no deserto, e por isso teriam que depender totalmente de Deus.
 
Êxodo 16:14-15; 31-35 (maná)
“E, quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra. Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento.”
“Deu-lhe a casa de Israel o nome de maná; era como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel. Disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor ordenou: Dele encherás um gômer e o guardarás para as vossas gerações, para que vejam o pão com que vos sustentei no deserto, quando vos tirei do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e coloca-o diante do Senhor, para guardar-se às vossas gerações. Como o Senhor ordenara a Moisés, assim Arão o colocou diante do Testemunho para o guardar. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã.”
 
Até chegarem a Canaã eles só comiam maná.
 
Em Canaã eles tinham que procurar a sua própria comida.
 
Josué 5:12
“No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.”
 
Eles vêm dependendo de Deus de maneira sobrenatural, mas agora eles têm que se esforçar para ter comida.
 
Eles provaram as delícias de Canaã.
 
O crescer vem de Deus, no início da caminhada nós experimentamos o maná.
 
1) DEUS NOS SUSTENTA DE FORMA SOBRENATURAL
 
É a fase que você tem altas visitações espirituais, tem cada revelação com a leitura da Palavra, tudo fala contigo, é amostra grátis.
 
Depois de um tempo, parece que a fonte seca, a leitura fica enfadonha, agora você lê os mesmos textos, as mesmas promessas, mas nada produz mais o mesmo efeito.
 
Quando isto acontece ficamos críticos, enjoados, o coração endurece, parece até o relacionamento do ímpio com Deus, você fica morno até esfriar.
 
Mas se você permite o crescimento, você começa a bater as asas e começa a se alimentar sozinho.
 
É a hora que você terá de buscar a Deus de verdade, vai ter que realmente estudar a Palavra.
 
2) DURANTE O DESERTO ELES RECEBIAM UM CUIDADO SOBRENATURAL
 
As vestes e as sandálias não se gastaram por 40 anos.
 
Deuteronômio 29:5
“Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália.”
 
A moda não mudou em 40 anos.
 
Só quando eles saíram do deserto surgiram os primeiros estilistas, foi quando eles começaram a fabricar suas próprias roupas e sapatos.
 
3) ORIENTAÇÃO SOBRENATURAL
 
Êxodo 13:21-22
“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.”
 
No deserto eles eram orientados diariamente e continuamente, mas ao chegarem a Canaã tudo mudou.
 
Josué 3:2-4
“Sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar e a seguireis. Contudo, haja a distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que, por tal caminho, nunca passastes antes.”
 
No início é tudo espetacular, parece que os profetas estão sempre atrás de você, mas o tempo vai passando e raramente você passa a ver isso, e nem é tão sobrenatural assim.
 
Você tem que aprender a buscar sozinho a direção profética para a sua vida.
 
Você precisa crescer para aprender a escutar a voz de Deus.
 
Sai do ninho irmão, começa a bater asa, cresce, começa a falar com Deus, Ele vai falar contigo.
 
4) ENQUANTO ISSO, NO NINHO, A ÁGUIA EXPERIMENTA A PAZ, ISTO É, A AUSÊNCIA DE GUERRA.
 
Se o povo continuasse reto no caminho, eles iriam encontrar com os filisteus e encontrariam guerra, e eles ainda não estavam preparados para enfrentar uma guerra.
 
Se você achou que na tua caminhada com Jesus não houve guerra, pode esperar.
 
Vai batendo as asas, e as coisas vão melhorando, e vai chegar uma hora que sua asa vai ser do tamanho daquela águia com mais de dois metros.
 
Há um sentimento que precisa ser vencido para que você aprenda a voar, e esse é o sentimento de rejeição, a rejeição é uma ferramenta que Deus usa para te aperfeiçoar.
 
Tem gente que não consegue entender assim.
 
Mas foi assim com Moisés que foi rejeitado pela própria família que o adotou, pelo próprio povo.
José do Egito foi rejeitado pelos irmãos.
 
Nem mesmo os irmãos de Jesus criam na chamada dele, Pedro o negou e Judas o traiu.
 
João 7:5
“Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.”
 
João 1:11
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”
 
Marcos 6:1-6
“Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar.”
 
Jesus suportou tudo, e só começou a gritar quando começou a sentir-se rejeitado por Deus.
 
Por que até Jesus teve que passar por isso?
 
Hebreus 5:7-9
“Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.”
 
Ele cresceu, ganhou autoridade.
 
Você nunca vai receber autoridade de algo que você não tenha vencido.
 
Deus os abençoe,
                                              
                                    MARCIO LISBOA, CONHECIDO COMO "LORD METANOIA".